Telhados brancos e estradas de cores frias, reflectindo mais a luz do Sol e o calor, teriam um grande impacto na luta contra o aquecimento climático, declarou o secretário americano da Energia, Steven Chu.
A construção de casas com telhados brancos e planos e de estradas de cor pálida são projectos de geo-engenharia "completamente benignos" e que teriam um efeito equivalente a parar o tráfego automóvel no mundo durante 11 anos, afirmou o responsável americano num simpósio em Londres. De acordo com Chu, um dos laureados com o Prémio Nobel da Física em 1997, estas medidas tornariam as casas mais frescas e, como tal, com menor consumo energético de ar condicionado.
Steven Chu falava na abertura de um simpósio que decorre no Palácio Saint-James, no centro de Londres, com a presença de 60 cientistas e 20 prémios Nobel, reunidos para debater soluções científicas para as alterações climáticas. Segundo Steven Chu, não existe uma solução tecnológica única para combater o aquecimento climático mas todos devemos tentar fazê-lo tanto quanto possível. Chu assinalou também que os Estados Unidos devem passar das palavras aos actos, pois, se o fizerem, países como a China, o maior emissor mundial de CO2, podem seguir-lhe o exemplo.
O encontro de três dias pretende estudar medidas antes da Conferência de Copenhaga, promovida pela ONU e que tem lugar em Dezembro, com vista à revisão do Protocolo de Quioto.
Sem comentários:
Enviar um comentário