Notícias... Actualidade... A maior parte delas, emitidas na Rádio Oxigénio, em 102.6 fm. Tudo ligado, principalmente, a temas como cultura, ambiente, saúde, novas tecnologias. Mas mais cultura... Mas sem pretensões.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Morreu João Bénard da Costa
João Bénard da Costa, presidente da Cinemateca, morreu ontem, em casa, vítima de cancro, aos 74 anos.
Bénard da Costa, que foi subdirector da Cinemateca Portuguesa desde 1980 e director de 1991 a 2009, foi substituído na direcção da Cinemateca Portuguesa em Janeiro último por Pedro Mexia devido a problemas de saúde.
Nascido em Lisboa em 1935, João Pedro Bénard da Costa, licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, foi um dos fundadores da revista "O Tempo e o Modo", dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidia à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal.
Homem desde sempre ligado ao cinema, João Bénard da Costa dedicou-se ainda à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, grande parte dos quais de Manoel de Oliveira.
Pelo trabalho à frente da Cinemateca, Bénard da Costa foi condecorado em Setembro passado pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro com a medalha de mérito cultural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário