A peça "Ariadna", da companhia espanhola Atalaya, abre hoje oficialmente, no Teatro Nacional de S. João, no Porto, o XXXII FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que se prolonga até 10 de Junho. Encenada por Ricardo Iniesta e escrita por Carlos Iniesta (recentemente falecido), este espectáculo, que resulta de uma co-produção com o Centro Andaluz de Teatro, recupera a mitologia grega, a partir da história de Ariadna, filha do rei de Creta. Este trabalho constituiu um dos grandes sucessos do teatro espanhol em 2008.
Com uma programação diversificada nos géneros e nas estéticas, o FITEI traz este ano ao Porto e a Matosinhos produções espanholas de grande qualidade. O regresso dos La Fura dels Baús e um espectáculo só para mulheres são algumas das novidades do FITEI que, este ano, apresenta parte da programação fora do Porto. Para além dos La Fura dels Baús, que apresentam o espectáculo “Boris Godunov”, quinta e sexta-feira, no Coliseu do Porto, também o encenador Rodolfo Molina está de volta, com o novo grupo de teatro El Theatron. “Que Clase de Sexo” é o nome do espectáculo que, a 7 de Junho, é apresentado por esta companhia venezuelana.
Os espectáculos que falam sobre as mulheres ou que têm as portas abertas apenas para elas também representam parte significativa do programa do FITEI. Mais radical é o “La Piel del Agua”, do Teatro em el Aire, um espectáculo exclusivo para o público feminino, que se realiza a 7, 8 e 9 de Junho.
Quanto às estreias absolutas no festival, as responsabilidades ficam a cargo de “Wake Up”, uma co-produção Nut Teatro com o Centro Dramático Galego e o FITEI, e “Traições”, de Harold Pinter, pelo Teatro do Bolhão.
O FITEI continua a apostar na diversidade de propostas e, por isso, a dança contemporânea tem direito a presença especial, com “Asas”, um espectáculo de dança aérea que a Companhia dos Pés, do Brasil, apresenta a 5 de Junho. O premiado espectáculo “Ven”, da Companhia Entremans, mostra-se no dia 10.
Neste último dia do FITEI, há outra novidade: todo ele é dedicado à animação de rua, em Matosinhos. O festival tem, ainda, uma programação paralela com várias conferências, exposições e música.
Sem comentários:
Enviar um comentário