domingo, 24 de maio de 2009

DVD - Caixa Luís Buñuel


Disponível no mercado dos DVD’s, está mais uma caixa de colecção. Desta vez, é dedicada à filmografia de Luís Buñuel.

Temos aqui quatro filmes do seu período no México, para onde foi em 1946 e onde realizou 20 fitas durante quase duas décadas.

Apesar das que constam desta caixa não serem propriamente representativas dessa época, fica o consolo de duas delas serem consideradas obras-primas deste autor: “Los Olvidados” e “Viridiana”.

Comecemos por “Los Olvidados”… O filme data de 1950 e valeu a Buñuel o prémio de Melhor Realizador na edição de 1951 de Festival de Cinema de Cannes. É um retrato cru da delinquência juvenil num subúrbio da Cidade do México.

“Los Olvidados”conta a história de El Jaibo, o rufia sem solução, e Pedro, que é mais novo e que procura a redenção e a salvação do ciclo vicioso da pobreza.

Nesta obra há uma moral cruel, tanto pela dureza e actualidade da sua história, como pela resposta dada pelo mundo adulto, que permanece sem competência para arranjar uma solução para o problema social que é a delinquência juvenil.

Este disco de “Los Olvidados” tem como extra (que é na realidade o único desta caixa – infelizmente) um final alternativo, bem mais animador, mas que acabava por estragar completamente esta obra.

“Viridiana” foi Palma de Ouro em Cannes em 1961. Este é o único filme de Luíz Buñuel realizado em Espanha, e seria banido por lá durante 16 anos por acusações de blasfémia. A subversão inteligente de alguns valores da Igreja Católica acabam por nos levar às boas acções de uma jovem freira, que depois do tio a tentar violar (um acto que o leva ao suicídio), herda uma quinta onde vai dar abrigo a alguns mendigos da zona.

Tal como já tinha feito noutros filmes, é à mesa, na hora das refeições, que Buñuel faz a maior parte das críticas sociais e de ética no seu cinema.

Quanto aos outros dois filmes, “O Monte dos Vendavais”, de 1953 (que é uma adaptação livre do romance de Emily Brontë), e “Suzana”, de 1950, apesar de existir também uma componente de carácter social, o foco principal é a paixão, a vingança e a provocação erótica.

No caso de “Suzana” (por exemplo), este é um filme de uma tensão sexual agonizante, que se torna evidente nas partes do corpo que a personagem usa para tentar os homens… em especial, através das pernas, que são usadas por Buñuel como catalizador do desejo pela mulher. É, exactamente, com estes pormenores que o realizador dá um toque subversivo às histórias e que quebra, também, algumas convenções do cinema da época.

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