sexta-feira, 5 de junho de 2009

O AudioBoo está aí


O AudioBoo é uma aplicação que cruza o sistema de busca de ficheiros do YouTube com a possibilidade de alguém ser seguido e ter seguidores, como acontece no Twitter. A novidade é que faz isto com som ambiente e pedaços de discurso falado. Sons de manifestações contra a cimeira do G20, alguém a lavar a roupa em Pequim, um automobilista a praguejar no trânsito, ou o choro de um recém-nascido... tudo isto é material de primeira para o AudioBoo.

Menos de três meses depois do lançamento, o AudioBoo começa a afirmar-se cada vez mais como o site a consultar quando se quer encontrar sons de determinado local ou acontecimento.

O sucesso emergente desta aplicação já fez com que os media britânicos tradicionais decidissem começar a usá-la durante a cobertura de festivais de Verão e eventos desportivos. Paralelamente, a Biblioteca Nacional Britânica quer usar o AudioBoo para gravar dialectos, histórias orais, sotaques e sons ambiente de determinadas zonas e bairros do Reino Unido.

O site do AudioBoo, parcialmente fundado pelo Channel 4 britânico, foi lançado em Março, tendo sido igualmente apresentado em formato de aplicação para o iPhone, apesar de agora poder ser usado noutros telemóveis, permitindo aos utilizadores criarem “boos” (que são gravações digitais) até cinco minutos. Basta carregar num botão para que os clips de som fiquem disponíveis para a comunidade de utilizadores, como se tratassem de um mini-podcast.


O AudioBoo permite que os internautas comentem os ficheiros, que os partilhem, e que possam seguir outros utilizadores.

Apesar de alguns considerarem que o AudioBoo pode ser o próximo passo nas redes sociais, alguns temem que seja apenas uma versão falada e banal das actualizações do Twitter... ou pior, tendo em atenção o elevado número de ficheiros de som gravados na casa de banho.

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