quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dias das Histórias (Im)Prováveis no Maria Matos


O Teatro Maria Matos apresenta a partir de hoje "Dias das Histórias (Im)Prováveis", um programa de teatro, música, oficinas e instalações que decorre dentro e fora do teatro, no âmbito das Festas de Lisboa.

Este evento, o primeiro da responsabilidade de Mark Deputter, o novo director artístico do Maria Matos, inicia-se com "Romeo and Juliet", um espectáculo do “Nature Theater of Oklahoma”, legendado em português, que está em cena entre hoje e sábado na sala principal do teatro municipal, a partir das nove da noite. Um espectáculo que é baseado em conversas telefónicas, onde foi pedido às pessoas que contassem a história de “Romeu e Julieta” pelas suas próprias palavras. O resultado foi surpreendente, com reviravoltas inesperadas, devido ao facto de ninguém se lembrar com exactidão da verdadeira história.

De amanhã a domingo, é a vez de "Purgatório", um texto de Joris Lacoste adaptado e encenado por Martim Pedroso, subir ao palco do Auditório Santa Joana Princesa, junto ao Teatro Maria Matos.

A música chega também amanhã e sábado pela mão de Emídio Buchinho, Carlos Santos e João Silva, que propõem, no MMCafé, "Departure", uma instalação/performance baseada no sentido poético da ideia de partida e de deslocação espacial e emocional a partir de um local específico, a estação de comboios da Avenida de Roma.

No domingo, Scanner (Robin Rimbaud), um experimentalista do som, espaço e imagem que utiliza a tecnologia de formas inesperadas e já colaborou com Radiohead, Brian Ferry, Laurie Anderson e Michael Nyman, apresenta, na sala principal do Maria Matos, "52 Spaces".
No âmbito do projecto educativo, o teatro municipal propõe "AoArLivre", um programa de acesso gratuito que decorre entre sábado e dia 20 de Junho no Jardim das Estacas, no qual se incluem oficinas, espectáculos e outras actividades para crianças e adultos.

A encerrar os "Dias das Histórias (Im)Prováveis", a 21 de Junho, Jaap Blonk veste a pele de uma das suas muitas personagens, Dr. Voxoid, e sobe ao palco da sala principal do Maria Matos, com "Dr. Voxoid's Next Move", um espectáculo que recorre a poesia sonora, canções com línguas inventadas, animação vídeo em tempo real e discursos sobre temas bizarros, entre outros processos.

Sem comentários:

Enviar um comentário