quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Parecer sobre projecto para a Segunda Circular



O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves alerta que o projecto da Câmara para a Segunda Circular pode pôr em grave risco a aviação que opere no Aeroporto de Lisboa e a população da cidade.
As conclusões constam de um relatório técnico, a que a agência Lusa teve hoje acesso, no qual o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves dá opinião técnica desfavorável ao projecto de requalificação daquela via, por considerar que a solução apresentada carece de suporte legal e pode pôr em grave risco a aviação que opere no Aeroporto de Lisboa e todos os habitantes da cidade.
O projecto em causa está incompleto por não contemplar qualquer alusão ao impacto ambiental que a arborização prevista (a plantação de 7 mil e 500 árvores na zona envolvente da Segunda Circular e mais de 500 exemplares ao longo do separador central) poderá provocar no controlo da avifauna, nas imediações do Aeroporto da Portela, afectando directamente as operações aéreas relativamente à segurança aeronáutica, sustenta o documento.
O Gabinete coloca reticências ao projecto por ser inadequado e insuficiente na identificação de todos os impactos negativos na biodiversidade daquela zona e na garantia da segurança dos aviões que operam no aeroporto, devido à possibilidade de as aves colidirem com as aeronaves.
O relatório técnico foi enviado esta semana pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves para o gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, para o presidente do conselho de administração da Autoridade Nacional de Aviação Civil, regulador do sector aeronáutico, e para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o socialista Fernando Medina.
O projecto foi colocado em consulta pública (que termina a 29 de Janeiro) sem ouvir as autoridades aeronáuticas sobre os impactos do previsível aumento de aves perto do aeroporto.
A proposta camarária tem como objectivo diminuir o tráfego de atravessamento na Segunda Circular através da reformulação de alguns acessos e dos nós de acesso ao IC19 (itinerário complementar) e à autoestrada A1, encaminhando o trânsito para a CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa).
Prevê-se também a redução da largura das vias, a montagem de barreiras acústicas, a reabilitação da drenagem e do piso, a renovação da iluminação pública e da sinalética e a diminuição da velocidade, de 80 para 60 qulómetros/hora.

Fonte: Lusa

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