terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Espaço Interpretativo sobre Eugénio de Andrade



A aldeia natal de Eugénio de Andrade, Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão, vai acolher um espaço interpretativo dedicado à vida e obra do poeta, anunciou a Câmara local.
Em declarações à agência Lusa, a vereadora da Cultura da Câmara do Fundão, Alcina Cerdeira, destacou a honra que representa para o concelho ter sido o berço de um dos maiores poetas de Portugal e sublinhou que o projecto também pretende homenagear a pessoa e a obra de Eugénio de Andrade.
Este espaço fica na antiga escola primária da aldeia, que vai ser alvo de obras de requalificação. Destas, destaque para a criação da “Sala da Memória”, dedicada à figura de Eugénio de Andrade e onde se pode revisitar o percurso biográfico e obra literária do poeta com recurso a textos, imagens, objectos e vídeos.
A vereadora sublinhou que se pretende que seja um espaço dinâmico em que as pessoas possam ficar a conhecer melhor o poeta e possam, por exemplo, pegar num livro e ler livremente.
Além da recepção, onde vai ser possível adquirir algumas lembranças, está também prevista uma área lúdica, dedicada às crianças e aos jovens e que vai contribuir para que os mais miúdos possam começar a estabelecer relação com a poesia e o imaginário da obra deste autor.
No espaço exterior vai ser criado um “jardim interpretativo”, que vai contar com um jogo dedicado às crianças... Vai ser também aí que vão figurar algumas réplicas de animais que também se encontram na obra do poeta e que devem ser concebidas pelos alunos dos agrupamentos de escolas do Fundão.
A autarquia também pretende requalificar e re-interpretar um outro jardim que já existe na aldeia e que é dedicado a Eugénio de Andrade, mas que está degradado.
Está ainda prevista a criação de uma rota pedestre que ao longo de 4 kilómetros vai dar a conhecer as referências e a presença desta aldeia na obra de Eugénio de Andrade.
Eugénio de Andrade nasceu na Póvoa da Atalaia, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, a 19 de Janeiro de 1923 e morreu no Porto a 13 de Junho de 2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário